Citrosuco lidera projeto climático junto a cadeia de valor para reduzir emissão de CO2 no Brasil


A Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, desenvolveu o programa Legado Climático, uma iniciativa ESG em parceria com o CDP América Latina, que visa soluções inovadoras e estratégicas para reduzir o impacto da emissão de gases de efeito estufa que fazem parte da cadeia de valor, ou seja, escopo 3. O primeiro passo do programa, um evento com mais de 50 fornecedores de insumos e serviços, aconteceu na fábrica de Matão (SP). 

O projeto é parte fundamental do compromisso da Citrosuco de reduzir emissões de carbono (CO2) em 14% até 2030, em linha com o plano iniciado em 2019. A meta foi aprovada pelo SBTi (Science Based Target Initiative), maior plataforma de descarbonização global. Para o sucesso do programa, a companhia tem um cronograma de atuação junto a seus fornecedores, que serão fundamentais na evolução. 

“Contribuir para a resistência climática é uma das nossas prioridades. A Citrosuco já conta com o selo A- do CDP (Carbon Disclosure Project), o principal ranking global na avaliação de performance das empresas em relação às mudanças climáticas. Além do lado inspiracional que queremos despertar nos nossos fornecedores, o intuito do programa é incentivar alternativas que contribuirão para uma economia de baixo carbono”, afirma Orlando Nastri, head de ESG da Citrosuco. 

A emergência climática é um dos grandes desafios da atualidade. Embora o Brasil tenha registrado 8% de queda nas emissões de gases de efeito estufa em 2022, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa, do Observatório do Clima, o país continua sendo o sexto principal poluidor climático do mundo, totalizando 2,3 bilhões de toneladas brutas emitidas em 2022.
 

Escopos 1, 2 e 3 de emissão de gases

A emissão de CO2 deve ser monitorada em três níveis, segundo a GHG Protocol (Greenhouse Gas Control). Os níveis 1 e 2 medem emissões liberadas para atmosfera de forma direta (1) e indireta (2). São analisados pontos como combustíveis, energia elétrica, como calor, vapor e eletricidade, além de outros itens não diretamente ligados com a produção.

No escopo 3 estão incluídas emissões indiretas da cadeia de valor, mas que são parte do dia a dia da empresa, como: matéria-prima adquirida, transporte, deslocamento de pessoas, viagens de trabalho e descarte de resíduos.